Melhores produtos para cada etapa de higienização na indústria de alimentos

Os produtos químicos e a ação mecânica são fundamentais para cada etapa de higienização na indústria de alimentos. A junção desses agentes colabora com a excelência do procedimento e, portanto, saúde pública devido à qualidade e segurança alimentar do produto final.

Para conhecer os melhores produtos e entender um pouco mais de cada fase da higienização, continue a leitura. Reunimos as principais informações sobre o assunto neste artigo!

Mas afinal, quais são os produtos usados em cada etapa de higienização na indústria de alimentos?

Antes de apresentarmos as etapas de higienização na indústria de alimentos e seus produtos, reforçamos alguns conceitos que contribuem para a completa compreensão do processo. 

A higienização consiste, basicamente, em duas etapas: limpeza e desinfecção

A etapa de limpeza diz respeito ao pré-enxágue e a aplicação e ação dos detergentes, ou seja, a remoção de resíduos e sujidades grosseiras de alimentos através do pré-enxágue, a retirada física de resíduos, seguido da aplicação do detergente (seja de forma manual ou por espuma com posterior esfregação), finalizando com o enxágue. 

A etapa de desinfecção corresponde a eliminação de agentes microbiológicos que estejam presentes nas superfícies já limpas com o detergente através da aplicação e da ação química dos produtos desinfetantes. O uso de um agente químico desinfetante elimina os agentes microbiológicos da superfície, tornando-a segura à manipulação de alimentos, fechando o processo de higienização.  

Os procedimentos compreendidos nas etapas de limpeza e desinfecção são aplicáveis a toda estrutura da fábrica, utensílios, instalações e equipamentos.

Destacamos que os produtos químicos utilizados em ambas as etapas precisam ser aprovados pelo órgão regulador competente para garantir segurança aos alimentos. 

Diante dos conceitos apresentados, podemos afirmar que a higienização na indústria de alimentos está diretamente relacionada à segurança dos produtos processados.

É esse processo o responsável por garantir a saúde e o bem-estar dos consumidores finais através da segurança de alimentos.

Logo, produzir um alimento ou bebida de forma segura, dentro dos padrões de qualidade estabelecidos e necessários depende da excelência na execução dos processos de higienização das instalações, utensílios e equipamentos envolvidos no processamento destes produtos. 

O processo de higienização na indústria de alimentos pode ser dividido em 3 etapas principais. Tendo em mente a importância de cada uma na qualidade final do processo, apresentamos a seguir os melhores produtos para elas. Confira!

1. Remoção dos resíduos grosseiros das superfícies, pré-lavagem ou pré-enxágue

Essa é uma etapa de muita importância na higienização em indústrias de alimentos, pois retira a sujidade mais grosseira, viabilizando a ação dos produtos químicos nas etapas seguintes. 

O intuito é retirar os resíduos sólidos grosseiros de equipamentos, utensílios e instalações, através da ação mecânica (como por exemplo, a raspagem com rodo) e também, posteriormente, a ação da água.

Neste momento não são utilizados produtos químicos. Basta realizar a retirada superficial dos resíduos presentes nas superfícies.

A pré-lavagem ou pré-enxágue é a etapa que dá início, de fato, a realização de alguns tratamentos específicos. Neste caso, a ação da água é a grande responsável pela eficiência da etapa. 

O objetivo é dissolver a maioria dos resíduos das superfícies, instalações e equipamentos.

São usados jatos d’água à temperatura ambiente ou morna, máximo de 50°C (de acordo com a disponibilidade e estrutura do cliente) para garantir o afastamento desses elementos. Neste processo, a água morna auxilia positivamente, a água muito fria ou muito quente é um inconveniente para esta etapa.

2. Lavagem ou Limpeza

Esse é o momento em que os produtos químicos de fato começam a garantir a higienização na indústria de alimentos. Aqui todo o processo é realizado com o auxílio de detergentes.

Isso porque ele é o responsável por separar as sujidades da superfície para evitar, mais uma vez, o acúmulo de partículas. Após sua aplicação e posterior ação mecânica (esfregação), quando for o caso e for possível, basta realizar o enxágue.

Para esta etapa a Mustang Pluron oferece uma gama completa de produtos químicos eficientes, seguros e registrados pela ANVISA. São eles:

  • PLURON 447 AE: detergente alcalino clorado para limpeza por espuma;
  • PLURON 485 A: detergente de média alcalinidade para limpeza geral;
  • PLURON 489 AT5: detergente alcalino espumante;
  • PLURON 490 AM: Detergente ácido abrilhantador de inox;
  • PLURON 194 A: detergente neutro concentrado para limpeza geral;

3. Desinfecção

A etapa de desinfecção consiste na utilização de produtos desinfetantes especializados, formulados a partir de agentes químicos desinfetantes como cloro, ácido peracético e quaternário de amônio, por exemplo.

Essa etapa é responsável pela eliminação da carga microbiológica presente nas superfícies, tornando-as seguras ao uso para a manipulação de alimentos. Trata-se de uma etapa de muita importância dentro do processo de higienização das indústrias de alimentos, inviabilizando qualquer tipo de contaminação ao produto final. Por isso, deve ser realizado de forma correta, utilizando os produtos corretos, respeitando o tempo de ação dos agentes químicos e fazendo posterior validação através de swab de superfície.

Após a aplicação do produto químico desinfetante e tempo de ação do mesmo, deve-se proceder com o enxágue final das instalações e equipamentos. A maioria dos desinfetantes são passíveis de enxágue (quaternário de amônio, cloro), exceto em casos como produtos à base de ácido peracético, por exemplo, onde houver bom escoamento do produto não há necessidade do enxágue final. 

A Mustang Pluron conta com uma ampla linha de produtos desinfetantes, devidamente registrados na ANVISA para uso em indústrias alimentícias. São eles:

  • PLURON 461 A1: desinfetante à base de ácido peracético – 15%;
  • PLURON 464 A: desinfetante à base de quaternário de amônio;

E agora?

Os produtos químicos (ação química), juntamente com as intervenções físicas (ação mecânica e temperatura), são fundamentais para o sucesso da higienização na indústria de alimentos. 

Portanto, é de extrema importância a seleção de um fornecedor parceiro preocupado com a entrega de produtos de qualidade, gerando eficiência e apoio a sua gestão.

O ideal é sempre contar com a ajuda de fornecedores parceiros que contribuem com a indicação e aplicação correta dos produtos químicos voltados à higienização.

A Mustang Pluron é a melhor opção para esse momento! Já são mais de  50 anos de mercado. Sempre com a missão de disponibilizar soluções químicas adequadas e rentáveis ao setor, com suporte, performance e segurança.

Quer conhecer mais das nossas soluções e entender como podemos dar início a esta parceria? Clique aqui para falar agora com um de nossos especialistas.

Faça a sua busca
Categorias

Inscreva-se gratuitamente para receber a nossa newsletter:

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.