Boas práticas para a gestão de fornecedores em lavanderias profissionais

A gestão de fornecedores controla não somente o sucesso da parceria, mas como também assegura a satisfação dos clientes. Os fornecedores são um dos agentes responsáveis pela qualidade da entrega dos seus serviços.

Então, reunimos neste texto algumas boas práticas para colaborar com a sua busca pelo aperfeiçoamento do gerenciamento e, assim, garantir produtividade e efetividade. 

Boa leitura!

Benefícios fornecidos devido uma boa gestão de fornecedores

A gestão de fornecedores é capaz de assegurar a entrega de um serviço de qualidade. Eles estão diretamente relacionados ao sucesso dos seus resultados devido aos seus insumos. 

Em uma lavanderia profissional, os fornecedores de produtos químicos colaboram com a perfeita higienização das peças e do ambiente. Ou seja, os produtos precisam realizar a correta remoção das sujeiras e o controle de agentes tóxicos. 

Aqui, os alvejantes, desinfetantes e pasta umectante são, por exemplo, um dos responsáveis por garantir a satisfação dos clientes. Afinal, a qualidade dos produtos causam efeitos diretos na entrega dos seus serviços. 

Dessa forma, o conjunto de técnicas da gestão de fornecedores garante vantagens competitivas graças à otimização do fornecimento e da certeza de uma entrega de qualidade.

Tudo isso permite a redução de desperdícios e refação. Os atrasos cometidos por fornecedores irregulares ou por falta de comunicação clara pode causar prejuízos à saúde financeira do seu negócio. E pode até mesmo chegar a paralisação das atividades.

Essas características afetam a experiência do cliente. Hoje não há mais espaço para negligência e desconsideração quanto às necessidades e opiniões deles!

Destaca-se que atualmente, devido às transformações digitais, os clientes são considerados Prosumer. Esse é um termo que mistura as palavras “producer” e “consumer”, que traduzido do inglês significa produtores e consumidores.

Logo, segundo o Sebrae, eles tomam decisões de compra de maneira calculada, considerando o custo-benefício, opiniões de outros consumidores, diferenciais da concorrência e os valores da marca. Para, após a compra, compartilhar insights e opiniões com outros consumidores nas redes sociais.

Isso afeta diretamente nas conquistas de novos clientes e na construção da imagem de credibilidade e autoridade. O que, mais uma vez, também influencia na saúde financeira do seu negócio.

Boas práticas para aprimorar esse controle

Para garantir que a sua gestão de fornecedores gere otimização, economia, lucro e produtividade, é preciso ter alguns cuidados. Há sempre como aprimorar processos antigos e atualizá-los conforme o avanço do seu negócio. 

Por isso, reunimos a seguir uma lista de boas práticas que contribuem para o aperfeiçoamento da sua administração para, assim, assegurar os benefícios citados acima. Confira!

Realize um bom planejamento

Um bom planejamento é o primeiro passo para qualquer atividade estratégica do negócio. Esse é um documento que guiará seus próximos movimentos. Portanto, aqui é preciso conter informações relevantes para a identificação dos melhores fornecedores e como prosseguir após acordo fechado. 

Caso ainda não tenha em mãos os dados quanto ao perfil comportamental dos seus clientes e objetivos de negócio, essa é a hora de realizá-los. A dica é pesquisar bastante o mercado para se manter atualizado quanto às tendências e mudanças. 

Em seguida, colete informações de compra e estoque, e estruture um bom cronograma de reposição. Também estabeleça as quantidades necessárias de insumo para cada período.

Construa planos de crises durante cenários incertos. Tenha sempre planejado ações capazes de contornar possíveis problemas. Isso pode significar compras de produtos extras em casos de frequentes atrasos ou até mesmo segundas opções de fornecedores.

Não deixe de listar as maiores necessidades do seu negócio nesse momento. Com tudo documentado e acertado você conseguirá avaliar as propostas com mais assertividade e conduzir a negociação com base nas suas prioridades.

Selecione além do preço

Seja em momentos de crise ou não, o preço nunca poderá ser o principal critério de avaliação de um fornecedor. Aqui deve-se analisar o valor agregado dos serviços oferecidos por ele. Isto é, tudo aquilo que foi acrescentado à parceria e que garante um ótimo custo-benefício. 

Dessa forma, comece realizando uma pesquisa aprofundada dos possíveis fornecedores. Avalie a confiabilidade e autoridade do produto através das opiniões de quem é cliente. O importante é analisar todas as informações e referências deles. 

Uma boa dica é realizar visitas para verificar de perto a estrutura comercial, como realizam a logística e como desenvolvem o produto. Essa é uma tática que contribui, inclusive, para a construção de uma relação mais transparente e com base na comunicação.

Somados a isso, veja se esse fornecedor se comporta como um parceiro estratégico e que visa colaborar com a lucratividade dos seus clientes. Assim ele oferecerá um atendimento ágil, eficiente e consultivo. 

Por fim, selecione aquele que não só possui uma linha completa de produtos químicos para a sua lavanderia, como também fornece acompanhamento técnico e treinamentos para a sua equipe. Esses atributos tendem a garantir a qualidade e durabilidade dos seus tecidos, além da melhoria dos processos e da sua saúde financeira.

Preze pela construção de um bom relacionamento

É a construção de um bom relacionamento que garante o contato facilitado em momentos de crise. A comunicação deve ser sua preocupação número um para evitar falhas e erros. 

No entanto, lembre-se que o fornecedor também precisa ganhar nessa relação. Ambos devem encontrar soluções e acordos que beneficiem todos. Por isso, é importante estar em constante contato com eles e deixar aberto esse canal. 

Assim, será possível, sempre que sentir necessidade, comunicar alguma mudança ou mandar algum feedback. Da mesma forma que o fornecedor poderá te avisar, com um pouco de antecedência, possíveis atrasos, dando oportunidade para organização da gestão de crise. 

Priorize um bom relacionamento para evitar prejuízos e garantir um parceiro estratégico ao seu lado na busca pelo crescimento da sua lavanderia profissional.

Faça constantes avaliações

Por fim, realize avaliações dos seus fornecedores com frequência. Aqui você irá analisar se ele ainda consegue fornecer os melhores produtos e serviços, e se estão atualizados quanto às novidades do mercado.

Logo, estude a consistência dos prazos de entrega e a qualidade do produto. Identifique se ainda há o cumprimento com as suas exigências e se estão contribuindo para a satisfação do seu cliente final.

Acompanhe as mudanças dos seus processos internos, rendimentos dos produtos e feedbacks da sua equipe. Com essas informações você será capaz de entender se ainda há um perfeito alinhamento com seus fornecedores. O importante é sempre garantir a produtividade.

Por fim, avalie a cadeia logística do seu fornecedor para compreender melhor os custos intermediários e como esses processos têm afetado os seus resultados. 

Faça esse estudo de tempos em tempos para identificar possíveis gargalos de maneira preventiva.

E agora?

A gestão de fornecedores é a área aliada ao crescimento do seu negócio. Rever os processos para atualizá-los é fundamental para garantir produtividade, economia e satisfação do cliente.

Fale com um de nossos especialistas para compreender melhor o papel de um parceiro estratégico e técnico no seu negócio.

Faça a sua busca
Categorias

Inscreva-se gratuitamente para receber a nossa newsletter:

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.